Estrutura Hierárquica da Internet - Parte I

A Internet é essencialmente uma rede de redes com uma estrutura hierárquica. Isso se deve a herança do serviço telefônico tradicional (POTS). No POTS, uma chamada passava do seu telefone para um escritório central (usando fios). Depois, se necessário,  para um escritório regional (por rádio). Se fosse necessário mudar de país eram usadas microondas. Para voltar, um caminho semelhante era seguido pelo receptor. 

Na Internet acontece algo parecido. Quando uma mensagem sai de um host (por exemplo, seu PC), ela passa por um ISP Regional, depois um ISP Global e chega a um ISP Regional no destinatário.  Esse caminho é chamado de backbone. 

Para ligar-se ao backbone (núcleo da rede), atualmente, é utlizado  Digital Subscriber Line (DSL) ou Hybrid Fiber Coax (HFC). As rede que ligam um máquina na borda da rede ao backbone são chamadas de redes de acesso.

Note que o backbone consiste em provedores de serviços de Internet (ISPs) globais e vários ISPs regionais, todos interconectados para fornecer um caminho entre remetente e destinatário. O caminho de comunicação pode tipicamente conter uma vários switches e roteadores que facilitam e direcionam o fluxo de informações através da rede.

As redes de acesso são usadas para conectar um host ou rede local (LAN) à Internet. Os roteadores conectam redes de área local, geram tabelas de roteamento e encaminham pacotes de dados em seu caminho da origem ao destino. O backbone da Internet é basicamente um grupo de roteadores interconectados por fibra óptica e servidores DNS. 

Os componentes restantes na estrutura da Internet que estão fora do núcleo da rede são simplesmente redes de acesso. A Internet é essencialmente uma rede de redes interconectadas. Note que existe uma estrutura hierárquica. Olhando de cima para baixo, a Internet consiste em:

- Um backbone que conecta os backbones do Provedor de Serviços de Internet (ISP); 

- Os backbones do ISP conectam os backbones de várias organizações; 

- O backbone de uma organização é usado para conectar LANs; e

-  Finalmente, as LANs conectam os hosts que estão executando as aplicações, por exemplo, acesso a páginas web ou email's. 

Become a patron to

182
Unlock 182 exclusive posts
Listen anywhere
Connect via private message