Por que eu criei um Patreon?

Caros alunos, quem me conhece sabe que já atuo há mais de 10 (dez) anos ajudando os candidatos a serem aprovados nos concursos públicos de Tecnologia da Informação. E hoje justamente um dos meus maiores orgulhos é topar constantemente com ex-alunos, agora colegas servidores, pela Esplanada e pelos mais diversos órgãos e entidades públicas pelo Brasil.  

Para manter essa ajuda, já lancei mão dos mais diversos tipos de recursos: BlogLista de E-mailsRede SocialArtigosVídeosPodCastVenda de Materiais, etc. Contudo, ultimamente, por conta de mudanças na minha carreira, tenho tido que me dedicar bastante à área de Governança Pública, o que vinha reduzindo paulatinamente o tempo que posso dedicar aos meus alunos de concursos.

De outro lado, para não deixar os alunos órfãos, tenho tido que financiar do próprio bolso vários serviços que se saíssem do ar iriam deixar muitos concurseiros chateados. O principal deles, o meu Blog, com todos o seu vasto conteúdo. Fora isso, não param de chegar dúvidas as quais, para não deixá-las sem reposta, invisto ainda mais tempo que eu poderia estar gastando com a minha família ou com meus (outros) Hobbies.

E por que "simplesmente" não gerar dinheiro com propaganda? Bem, eu já fiz isso, e continuo fazendo numa escala menor, mas é fato que você acaba perdendo parte de sua imparcialidade ao ficar tentado a enviesar as opiniões dada aos alunos para onde vai dar o maior retorno.

Por fim, não posso deixar de citar a pirataria desenfreada que vivemos atualmente, a qual, para minha surpresa, conta com a conivência de empresas ditas sérias, mas que praticam uma "inércia proposital" em nome do percentual auferido por cada transação realizada pelo pirata. A frustração ficou tão grande que há um dois anos praticamente parei de produzir (sério), menos pela evasão de direitos autorais, mas mais pela audácia dessas pessoas que agem sem nenhum constrangimento nesse nosso País e ainda chegam a ameaçar o produtor de conteúdo quando chamados a atenção pela prática. E, por favor, obviamente não estou me referindo ao aluno que compartilha o material com os colegas de seu grupo de estudo, mas a "profissionais" que veiculam banners de massa, assediam sistematicamente alunos nos fóruns, tem gateways de pagamento, emitem boletos, etc. Enfim...

A soma desses fatores juntamente com a própria falta de tempo vinha me desanimando até eu encontrar a plataforma Patreon.Apesar de no Brasil termos a cultura de acharmos que tudo na Internet tem que ser de graça, gostei muito da ideia. A intenção da plataforma é incentivar os produtores de conteúdo de nicho (com eu) por meio de contribuições acessíveis dos seguidores. E o melhor o apoiador tem TODA a liberdade em relação a manutenção ou não da colaboração!

Por meio do Patreon, finalmente consigo identificar de forma elegante e automática aqueles que valorizam de verdade o meu trabalho, e assim me sinto à vontade de compartilhar praticamente todos o conteúdo que produzo, além de proporcionar enorme variedade de outras vantagens que são naturais do relacionamento. 

E a lógica é simples, aqueles que não poupam elogios vazios em busca de apoio, são os primeiros a pular do barco ao menor sinal de contrapartida. E, por incrível que pareça, até esses terão vez aqui, pois garanto que mais da metade de todo o conteúdo será sempre LIVRE, muito embora a outra parte será EXCLUSIVA para quem mantiver a contribuição (que considero) simbólica, correspondente ao custo de um Chope (que me acompanha sabe que eu sou um apreciador).  

Enfim, o Patreon em minha opinião proporciona uma relação de direta e proporcional entre as partes. Parece que tudo que eu experimentei nessa jornada de produção de conteúdo em relação à preparação para concursos de TI me levou até esse ponto. E é por isso que tenho certeza que este projeto tem muito potencial e pretendo me empenhar colocando nele tanto todo o conteúdo que eu já produzi quanto o que ainda vou continuar produzindo, fora os outros serviços exclusivos oferecidos. Então, espero pode continuar contando com o seu apoio, e do meu lado vou procurar fazer por onde continuar merecendo sua confiança. 

Tamo Junto!

WC ([email protected])
Walter Cunha é Professor e Palestrante de TI para Concursos Públicos desde 2007. Também é Criador/Moderador do Patreon TImasters, do  Blog TI, Governança e Concursos Públicos, da lista de discussão TImasters e da Rede Social de Estudos ITnerante, todos com foco em Tecnologia da Informação para Concursos. 

Tier Benefits
Recent Posts