Sobre criacionismo, o gênio de David Hume e a importância da filosofia

    "O mundo, digo eu, parece um animal; portanto é um animal, portanto veio do processo da reprodução."
    David Hume, "Diálogos sobre a religião natural", escrito entre 1750 e 1776, publicado postumamente e anonimamente em 1779.


    O motivo do atraso da publicação e do anonimato inicial é que esta obra filosófica refutou o argumento teísta dito "do desígnio" (o argumento do criacionismo, que assumiu várias formas, sendo a mais recente a da "sintonia fina" do universo).


    Hume argumenta na obra, usando um personagem chamado Fílon, que temos tantos motivos para aceitar que o universo veio de um ato de criação quanto para aceitar que veio de um processo cósmico análogo à germinação de uma semente ou análogo à reprodução de um animal. O escocês empirista apontava que a fonte do nosso conceito de "criação" é a observação da própria atividade humana, como a de um marceneiro ao fazer uma cadeira. Portanto, alegar que o universo veio de um processo de criação é antropocentrismo, uma arrogância existencial humana.


    Se não temos motivo para aceitar 'criação' acima de hipóteses como 'germinação' e 'reprodução', devemos admitir ignorância, e não fazer um salto de fé dogmático favorável a mitos reconfortantes.


    O principal processo que deu origem não ao universo, mas às espécies vivas, foi descoberto 79 anos depois por Charles Darwin e Alfred Russell Wallace: evolução pela seleção natural. Quanto à origem do universo, estamos trabalhando nela, mas não há perspectiva de que concluamos pela criação, pela germinação ou pela reprodução, que de modo algum são uma lista exaustiva das possibilidades.


    Antecipar em 80 anos as conclusões da comunidade científica sobre o velho mito de que as espécies foram criadas demonstra o gênio imortal de David Hume, e é uma resposta àqueles que levianamente desdenham da filosofia ou insinuam que a filosofia seja uma atividade fundamentalmente diversa da atividade científica.

By becoming a patron, you'll instantly unlock access to 15 exclusive posts
7
Links
8
Writings
By becoming a patron, you'll instantly unlock access to 15 exclusive posts
7
Links
8
Writings
Tier Benefits
Recent Posts