Sergio Sacani Sancevero is creating Space Today - Blog e Canal de Divulgação de Astronomia
65

patrons

$380
per month
O Início de Tudo

Olá a todos, meu nome é Sérgio Sacani, e sou editor do blog Space Today, além disso, sou um apaixonado, aficionado e fanático por astronomia, astrofísica, astronáutica, geofísica e ciências correlacionadas. Essa paixão é cultivada desde 1985 com a passagem do Cometa Halley, e, além de ser, como todos, no começo, fissurado pela observação dos astros, a vontade de compartilhar e de divulgar as notícias e as descobertas ligadas às ciências espaciais sempre esteve latente em meu coração.

Em meados da década de 1990, em uma época sem internet, e sem meios de comunicação em massa, já me envolvia com o estudo astronômico e com a vontade de espalhar a palavra científica, por meio do Boletim Astronômico Aldebaran que era datilografado e enviado via correios para um grupo restrito, porém especializado de pessoas, grupos astronômicos, observatórios, planetários e demais interessados.

Essa paixão fez com que eu mudasse totalmente de vida, me aventurando a estudar geofísica, com o objetivo inicial de virar astrônomo. Porém, como acontece com muitos, a universidade acaba nos frustrando e a necessidade de vencer na vida, alcançar o sucesso, e ter um bom emprego acabou me levando a olhar para as profundezas do nosso planeta ao invés de contemplar as maravilhas do universo. Mas como o amor nunca acaba, a astronomia ficou ali guardada no fundo do coração.

Ajudando a Divulgação Científica no Brasil

Muitos anos depois, já com o advento da internet, dei início a um projeto que era um sonho, construir um site/blog onde fosse possível divulgar, compartilhar, interagir, mostrar e ensinar um pouco da minha paixão para um público muito maior, e assim surgiu o CiencTec em Junho de 2009. Desde quando tinha um certo discernimento sobre o certo e o errado, pude perceber que a chamada mídia mainstream, constituída dos principais meios de comunicação, na televisão, no rádio, além dos grandes portais na internet, sempre prestou e presta um verdadeiro desserviço à divulgação científica no Brasil, anunciando notícias de formas errôneas, não dando valor a quase nada e sempre levando para o lado sensacionalista da história, ao invés de informar e ajudar na formação do seu público.

Eu fundei o CiencTec, pois eu senti que faltava na internet informação de alta qualidade sobre o espaço e sobre astronomia, principalmente no Brasil, além disso, como já citei a mídia de grande massa estava e continua fazendo um trabalho terrível de cobertura e divulgação dos eventos astronômicos. A imprensa vem se deteriorando no que diz respeito à divulgação científica. Grandes companhias de comunicação praticamente acabaram com o setor de ciências, demitiram os bons jornalistas e atualmente investiram em notícias de celebridades, em reality shows e em temas medíocres que não acrescentam em nada na educação do público em geral.

As notícias científicas de alta qualidade decaíram de forma dramática. Eu acredito que a ciência é importante e que é possível sim, comunicar as maravilhas do universo de forma acessível ao grande público sem perder em qualidade.

O blog CiencTec sempre teve  o compromisso de levar ao grande público a informação de forma correta e precisa, com as fontes bem documentadas, artigos científicos que embasam as notícias e opiniões firmes e validadas sobre os temas, e descobertas publicadas e divulgadas. Algo que, de fato, ocorre em todo o mundo, onde as principais fontes de pesquisas científicas são blogs e sites especializados.

Depois de anos como CiencTec, resolvi mudar, dar uma nova cara para o blog, deixar mais profissional e assim surgiu o Space Today,  o nome em inglês é só uma homenagem aos dois blogs e sites de astronomia que mais me motivam e me incentivam a trabalhar o Universe Today e o Space.com. Embora o nome tenha mudado a missão não só se manteve como também foi ampliada. Agora além do blog estamos com um canal forte no YouTube e pretendemos realizar vários projetos, todos eles em prol da correta e séria divulgação científica e astronômica no Brasil, pois só juntos venceremos a anemia que toma conta desse tipo de divulgação.

A Continuação

O Space Today é um blog totalmente sem fins lucrativos, onde o único e exclusivo objetivo é informar de forma correta a população sobre temas ligados a astronomia, divulgar as principais descobertas e educar, publicando um conteúdo de alta qualidade, com o embasamento teórico necessário, porém de forma simples, para que pessoas leigas possam ser atraídas para o fascinante mundo da astronomia sem ter que aprender termos maçantes e teorias de outro mundo, o blog vem cumprindo o seu objetivo, e mesmo de forma bem artesanal, consegue levar a astronomia de forma séria ao alcance das pessoas.

Porém, manter um blog com a qualidade que desejamos requer tempo e dinheiro. É preciso ler, entender, pesquisar, procurar fontes confiáveis para publicar o conteúdo, além de manter o blog hospedado em um servidor confiável que garanta o contínuo acesso de todos sem problemas. O trabalho de pesquisa necessita de tempo, e como esse não é o meu trabalho principal, as vezes poucos artigos, muito menos do que eu desejo, são publicados.

Mas agora, você que como eu é um apaixonado pelo cosmos e pelos seus mistérios, pode ajudar o Space Today a crescer e fazer história, se tornando o maior e principal portal de notícias ligadas às ciências espaciais do Brasil. Isso é possível via o Patreon. Isso mesmo, você, apaixonado pelo espaço, quer ter mais conteúdo, vídeos, questões resolvidas, quer participar de sorteios, ter seu nome ou trabalho divulgado em nossos canais, e muito mais? Então venha ser meu patrão. A ideia do Space Today é crescer, melhorar a divulgação das notícias, criar um canal consistente de vídeos, ou até mesmo um podcast para o debate científico. Tudo que for arrecadado será convertido em benefícios para esse projeto que está completando 5 anos e que eu não pretendo abandonar.

Queremos que o Patreon seja o nosso cantinho de sonhos, todas as metas aqui são sonhos que pretendo um dia realizar para de alguma forma contribuir com a educação no nosso país, divulgando ciência, divulgando a astronomia e popularizando-a para que todos tenham acesso às maravilhas do nosso universo!!!

Contribuindo

Se você apoia a nossa causa, pode fazer uma contribuição via cartão de crédito internacional ou PayPal. O valor não será cobrado no ato da assinatura, mas sim no final de cada mês. Toda a captação de recursos com o Patreon será investida no Space Today. Você pode ajudar com o valor que quiser! Veja abaixo a nossa lista de recompensas:
Tiers
Pledge $1 or more per month
14 patrons
Muito obrigado, você está apoiando a criação de conteúdo científico de alta qualidade no Brasil. Como recompensa você terá seu nome divulgado no final dos vídeos do canal.
Pledge $2 or more per month
22 patrons
Além de ter seu nome divulgado no vídeo no canal, você poderá sugerir temas de vídeos e suas sugestões serão prioritárias.
Pledge $5 or more per month
26 patrons
Todas as recompensas anteriores.
Seu nome, seu Twitter, Facebook ou canal citados nos vídeos e nos posts como agradecimento.
Receberá uma caneta do ESO como brinde.
Pledge $10 or more per month
26 patrons
Além das recompensas anteriores você fará parte de um grupo fechado de discussão de temas astronômicos no Zap Zap. Poderá perguntar o que quiser, a hora que quiser.
Receberá além da caneta, um adesivo do ESO.
Pledge $25 or more per month
2 of 20 patrons
Todas as recompensas anteriores.
Terá direito a uma vídeo conferência com o editor do canal com duração de 30 minutos, para tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado com a astronomia.
Além da caneta, e do adesivo, receberá também um poster do ESO.
Pledge $50 or more per month
3 patrons
Além de todas as recompensas anteriores, terá lugar garantido nos cursos que serão promovidos pelo canal, poderá enviar uma mensagem em vídeo para ser passada nos vídeos. 
Além da caneta, do adesivo e do poster, receberá também um cartão postal do ESO.
Pledge $100 or more per month
0 patrons
Além de todas as recompensas anteriores, receberá com exclusividade um kit do canal, com Camiseta, Boné, Mouse Pad e Caneca, para poder mostrar que realmente ama o espaço, a astronomia e o Space Today.
Além dos brindes do ESO já citados, receberá um livro educacional da entidade.
Goals
$380 of $500 per month
O blog continua postando os assuntos relevantes da astronomia e no canal no YouTube teremos 3 programas diários, um pela manhã, um na parte da tarde e um a noite, para deixar os patrões e aqueles que gostam de astronomia ligados em tudo que acontece no universo.
2 of 10
O Início de Tudo

Olá a todos, meu nome é Sérgio Sacani, e sou editor do blog Space Today, além disso, sou um apaixonado, aficionado e fanático por astronomia, astrofísica, astronáutica, geofísica e ciências correlacionadas. Essa paixão é cultivada desde 1985 com a passagem do Cometa Halley, e, além de ser, como todos, no começo, fissurado pela observação dos astros, a vontade de compartilhar e de divulgar as notícias e as descobertas ligadas às ciências espaciais sempre esteve latente em meu coração.

Em meados da década de 1990, em uma época sem internet, e sem meios de comunicação em massa, já me envolvia com o estudo astronômico e com a vontade de espalhar a palavra científica, por meio do Boletim Astronômico Aldebaran que era datilografado e enviado via correios para um grupo restrito, porém especializado de pessoas, grupos astronômicos, observatórios, planetários e demais interessados.

Essa paixão fez com que eu mudasse totalmente de vida, me aventurando a estudar geofísica, com o objetivo inicial de virar astrônomo. Porém, como acontece com muitos, a universidade acaba nos frustrando e a necessidade de vencer na vida, alcançar o sucesso, e ter um bom emprego acabou me levando a olhar para as profundezas do nosso planeta ao invés de contemplar as maravilhas do universo. Mas como o amor nunca acaba, a astronomia ficou ali guardada no fundo do coração.

Ajudando a Divulgação Científica no Brasil

Muitos anos depois, já com o advento da internet, dei início a um projeto que era um sonho, construir um site/blog onde fosse possível divulgar, compartilhar, interagir, mostrar e ensinar um pouco da minha paixão para um público muito maior, e assim surgiu o CiencTec em Junho de 2009. Desde quando tinha um certo discernimento sobre o certo e o errado, pude perceber que a chamada mídia mainstream, constituída dos principais meios de comunicação, na televisão, no rádio, além dos grandes portais na internet, sempre prestou e presta um verdadeiro desserviço à divulgação científica no Brasil, anunciando notícias de formas errôneas, não dando valor a quase nada e sempre levando para o lado sensacionalista da história, ao invés de informar e ajudar na formação do seu público.

Eu fundei o CiencTec, pois eu senti que faltava na internet informação de alta qualidade sobre o espaço e sobre astronomia, principalmente no Brasil, além disso, como já citei a mídia de grande massa estava e continua fazendo um trabalho terrível de cobertura e divulgação dos eventos astronômicos. A imprensa vem se deteriorando no que diz respeito à divulgação científica. Grandes companhias de comunicação praticamente acabaram com o setor de ciências, demitiram os bons jornalistas e atualmente investiram em notícias de celebridades, em reality shows e em temas medíocres que não acrescentam em nada na educação do público em geral.

As notícias científicas de alta qualidade decaíram de forma dramática. Eu acredito que a ciência é importante e que é possível sim, comunicar as maravilhas do universo de forma acessível ao grande público sem perder em qualidade.

O blog CiencTec sempre teve  o compromisso de levar ao grande público a informação de forma correta e precisa, com as fontes bem documentadas, artigos científicos que embasam as notícias e opiniões firmes e validadas sobre os temas, e descobertas publicadas e divulgadas. Algo que, de fato, ocorre em todo o mundo, onde as principais fontes de pesquisas científicas são blogs e sites especializados.

Depois de anos como CiencTec, resolvi mudar, dar uma nova cara para o blog, deixar mais profissional e assim surgiu o Space Today,  o nome em inglês é só uma homenagem aos dois blogs e sites de astronomia que mais me motivam e me incentivam a trabalhar o Universe Today e o Space.com. Embora o nome tenha mudado a missão não só se manteve como também foi ampliada. Agora além do blog estamos com um canal forte no YouTube e pretendemos realizar vários projetos, todos eles em prol da correta e séria divulgação científica e astronômica no Brasil, pois só juntos venceremos a anemia que toma conta desse tipo de divulgação.

A Continuação

O Space Today é um blog totalmente sem fins lucrativos, onde o único e exclusivo objetivo é informar de forma correta a população sobre temas ligados a astronomia, divulgar as principais descobertas e educar, publicando um conteúdo de alta qualidade, com o embasamento teórico necessário, porém de forma simples, para que pessoas leigas possam ser atraídas para o fascinante mundo da astronomia sem ter que aprender termos maçantes e teorias de outro mundo, o blog vem cumprindo o seu objetivo, e mesmo de forma bem artesanal, consegue levar a astronomia de forma séria ao alcance das pessoas.

Porém, manter um blog com a qualidade que desejamos requer tempo e dinheiro. É preciso ler, entender, pesquisar, procurar fontes confiáveis para publicar o conteúdo, além de manter o blog hospedado em um servidor confiável que garanta o contínuo acesso de todos sem problemas. O trabalho de pesquisa necessita de tempo, e como esse não é o meu trabalho principal, as vezes poucos artigos, muito menos do que eu desejo, são publicados.

Mas agora, você que como eu é um apaixonado pelo cosmos e pelos seus mistérios, pode ajudar o Space Today a crescer e fazer história, se tornando o maior e principal portal de notícias ligadas às ciências espaciais do Brasil. Isso é possível via o Patreon. Isso mesmo, você, apaixonado pelo espaço, quer ter mais conteúdo, vídeos, questões resolvidas, quer participar de sorteios, ter seu nome ou trabalho divulgado em nossos canais, e muito mais? Então venha ser meu patrão. A ideia do Space Today é crescer, melhorar a divulgação das notícias, criar um canal consistente de vídeos, ou até mesmo um podcast para o debate científico. Tudo que for arrecadado será convertido em benefícios para esse projeto que está completando 5 anos e que eu não pretendo abandonar.

Queremos que o Patreon seja o nosso cantinho de sonhos, todas as metas aqui são sonhos que pretendo um dia realizar para de alguma forma contribuir com a educação no nosso país, divulgando ciência, divulgando a astronomia e popularizando-a para que todos tenham acesso às maravilhas do nosso universo!!!

Contribuindo

Se você apoia a nossa causa, pode fazer uma contribuição via cartão de crédito internacional ou PayPal. O valor não será cobrado no ato da assinatura, mas sim no final de cada mês. Toda a captação de recursos com o Patreon será investida no Space Today. Você pode ajudar com o valor que quiser! Veja abaixo a nossa lista de recompensas:

Recent posts by Sergio Sacani Sancevero

Tiers
Pledge $1 or more per month
14 patrons
Muito obrigado, você está apoiando a criação de conteúdo científico de alta qualidade no Brasil. Como recompensa você terá seu nome divulgado no final dos vídeos do canal.
Pledge $2 or more per month
22 patrons
Além de ter seu nome divulgado no vídeo no canal, você poderá sugerir temas de vídeos e suas sugestões serão prioritárias.
Pledge $5 or more per month
26 patrons
Todas as recompensas anteriores.
Seu nome, seu Twitter, Facebook ou canal citados nos vídeos e nos posts como agradecimento.
Receberá uma caneta do ESO como brinde.
Pledge $10 or more per month
26 patrons
Além das recompensas anteriores você fará parte de um grupo fechado de discussão de temas astronômicos no Zap Zap. Poderá perguntar o que quiser, a hora que quiser.
Receberá além da caneta, um adesivo do ESO.
Pledge $25 or more per month
2 of 20 patrons
Todas as recompensas anteriores.
Terá direito a uma vídeo conferência com o editor do canal com duração de 30 minutos, para tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado com a astronomia.
Além da caneta, e do adesivo, receberá também um poster do ESO.
Pledge $50 or more per month
3 patrons
Além de todas as recompensas anteriores, terá lugar garantido nos cursos que serão promovidos pelo canal, poderá enviar uma mensagem em vídeo para ser passada nos vídeos. 
Além da caneta, do adesivo e do poster, receberá também um cartão postal do ESO.
Pledge $100 or more per month
0 patrons
Além de todas as recompensas anteriores, receberá com exclusividade um kit do canal, com Camiseta, Boné, Mouse Pad e Caneca, para poder mostrar que realmente ama o espaço, a astronomia e o Space Today.
Além dos brindes do ESO já citados, receberá um livro educacional da entidade.